O que é Subluxação Vertebral?

A subluxação é a condição de uma vértebra que perdeu sua posição adequada com a de cima ou a de baixo, ou com ambas, de uma forma menor que uma luxação, que oclui um forame, tensiona o tecido nervoso e interfere com a transmissão de impulsos mentais.

Dentre as técnicas utilizadas temos as manuais e com auxílio de instrumentos. Todas elas com o mesmo objetivo de restabelecer a função normal do organismo por meio do ajuste quiroprático.

O ajuste quiroprático restaura a habilidade do corpo de curar a si mesmo. O Quiropraxista é o único profissional que está habilitado a realizar estes ajustes.

DEGENERAÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL

Mesmo com os métodos de partos "modernos", a coluna vertebral pode ser afetada desde o início da vida e o processo degenerativo começa.
Mesmo com os métodos de partos "modernos", a coluna vertebral pode ser afetada desde o início da vida e o processo degenerativo começa.

A degeneração da coluna é um processo de deformação inexorável associado ao Complexo de Subluxação Vertebral. Pode ser ocasionado  no momento do parto, por um trauma físico não corrigido, estresse emocional ou desequilíbrio químico. Se há descuido, depósitos de cálcio reduzem o movimento das articulações e a correção se torna mais difícil.

Essa lenta deterioração da coluna vertebral é muito séria porque não há dor ou sintomas óbvios até que essa condição já tenha avançado. A redução do movimento, os tecidos cicatrizados e a irritação do sistema nervoso podem impedir a função adequada de outros tecidos e órgãos do corpo, prejudicando a saúde.

O corpo trata a restrição de movimento e os tecidos lesionados pela disfunção articular da coluna vertebral da mesma forma que trata um osso quebrado: ele responde depositando cálcio nas superfícies articulares adjacentes tentando “engessar” e juntar as vértebras. Com o passar do tempo, os ossos desenvolvem osteófitos (bicos de papagaio), resultando em uma alteração irreversível.

Fases da degeneração

A curvatura apropriada da coluna vertebral permite dobrar-se e girar normalmente. Espaços entre as articulações permitem que as raízes dos nervos saiam da coluna sem interferências. As margens ósseas são lisas e bem definidas. O espaço discal uniformemente preservado aponta para um funcionamento normal da coluna vertebral.

A diminuição da curvatura e o desalinhamento restringem o movimento normal. A força dos ligamentos e músculos reduz. Mesmo com a irritação dos nervos e a inflamação dos tecidos moles, é possível que ainda não haja dor ou outros sintomas óbvios.

Anos de acúmulos de depósitos de cálcio são visíveis. Ossos com margens irregulares tentam fusionar as articulações que estão com sua função inadequada. As superfícies adjacentes são ásperas e irregulares. A instabilidade das articulações é acompanhada por irritação dos nervos e da degeneração dos discos.

Depois de anos de descuido a fusão completa imobiliza as articulações, obstruindo o espaço entre elas. Isso causa irritação permanente dos nervos, enquantodegeneraçãodos tecidos moles continua. Essa condição irreversível é, em geral, associada a outros problemas crônicos de saúde.

Como corrigir e previnir o problema?

Uma maneira efetiva de amenizar esse problema são os ajustes quiropráticos da coluna vertebral. Isso ajuda a colocar os ossos da coluna em uma situação normal. Repetidos ajustes ajudam a restaurar músculos e ligamentos que servem de suporte. Com melhores condições biomecânicas nas articulações, a cura natural pode iniciar.

Como o dano degenerativo piora com tempo, a detecção e correção precoce são  muito importantes. Se detectado durantes a infância, as chances de inverter o processo são maiores. Quando essa condição está presente em um adulto, se espera que ao corrigir o funcionamento das articulações esse processos degenerativo se detenha ou diminua.

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato.
Fique a vontade para tirar suas dúvidas ou solicitar um agendamento.
*Campos obrigatórios.