A Quiropraxia tem outras técnicas além do ajuste manual.

Existem mais de cem técnicas dentro da quiropraxia para detectar e corrigir os desalinhamentos da coluna vertebral, algumas manuais e outras com auxílio de instrumentos específicos, todas elas com o mesmo objetivo: Restabelecer a função normal do organismo retirando as interferências (subluxações vertebrais) da coluna.

O profissional, quiropraxista, através de uma avaliação detalhada poderá utilizar uma ou mais técnicas nos pacientes, utilizando a(s) mais adequada(s) para cada situação.

Abaixo as técnicas mais utilizadas pelo Centro de Quiropraxia Campinas:

Técnica diversificada

A técnica diversificada é o recurso mais conhecido e utilizado pela maioria dos profissionais. Os ajustes são realizados através de manobras manuais em alta velocidade e baixa amplitude, sendo muito seguro, pois o quiropraxista faz o ajuste em vértebras especificas e não simplesmente “estala” tudo. Esta técnica não é somente para a coluna vertebral, é possível também ajustar extremidades (braços, pés, punho, entre outras partes)

Activator

O Activator Methods (AM) trata-se de uma técnica da Quiropraxia baseada em um instrumento de mão e em protocolos de ajuste. Diferente da técnica diversificada que a “força” do ajuste está nas mãos, neste método a força é gerado com o pequeno aparelho que proporciona um impulso, sendo mais leve e rápido. O parâmetro do Ativador é através do leg check (checagem do comprimento das pernas) e testes que indicam onde estão as subluxações. O Ativador pode ser utilizado como um protocolo de tratamento primário para todos os pacientes ou como um método mais seletivo para os pacientes que não desejem manipulação manual ou quando a manipulação pode ser contra-indicada.

Maca de Flexão-distração

O sistema de Flexão-distração foi desenvolvido pelo quiropraxista Dr. Cox nos Estados Unidos e aprimorado pelo quiropraxista Dr. Leander Eckard. Com essa mesa é possível realizar um tratamento completo com o paciente, que permanece deitado durante o tratamento. A mesa é capaz de ser ajustada à posição antálgica para que o tratamento seja completamente indolor. Hoje o sistema de Flexão-distração é um dos mais eficientes sistemas para tratamento de patologias lombares, dentre elas a hérnia discal, artrose, espondilolisteses, discartroses e mais alguns tipos de lombalgias. Nesta mesa, aplica-se uma força de descompressão associada à flexão da coluna vertebral exatamente no nível a ser tratado.

A flexão-distração aumenta o diâmetro do canal vertebral, abertura dos forames intervertebrais, dando espaço para o nervo e gânglios da raiz dorsal. Diminuição do edema local e a diminuição da dor por ativação do sistema de comportas. Com a possibilidade de colocar também a extensão o núcleo projeta-se anteriormente reduzindo a protusão. Recente pesquisa publicada na revista BMC Musculoskeletal Disorders mostrou que 76% dos pacientes com hérnia de disco melhoraram dos sintomas, e que, dos 57 pacientes envolvidos na pesquisa, apenas 2 tiveram que passar por cirurgia. Em estudos publicados nas revistas Reomatology International Journal e Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy concluíram que a flexão-distração ajuda a melhorar os sintomas produzidos por discos herniados.

SOT (Sacro Occipital Technique)

Esta técnica é assim chamada por causa da relação entre o sacro ( base da coluna) e o occipital (base do crânio). O quiropraxista utiliza blocos de formato triangular, que são colocados sob a pelve para eliminar padrões estabelecidos pelo próprio organismo, mais conhecido como “categorias”. 

O objetivo desta técnica é diagnosticar e tratar desordens principalmente de crânio, coluna e pelve que estejam prejudicando de forma direta ou indireta o fluxo do Líquor (liquido que passa na coluna vertebral). Assim, os blocos são colocados no paciente conforme sua categoria. 

Técnica Gonstead

Esta é uma técnica de Quiropraxia específica que é distinta da técnica Diversificada, pois se concentra principalmente em ajustes de posterior para anterior, sendo realizado com as mãos. Análise de raios-X, palpação e estudos gradiente de temperatura pode ser usado em tomada de decisão clínica (ou seja, o segmento (s) para ajustar).

Técnica Thompson

Esta é uma técnica da quiropraxia que utiliza uma maca especial com vários segmentos, chamados de drop (tábua de aceleração). Esses segmentos podem ser inclinados em uma fração de uma polegada, por isso, quando o impulso manual é realizado, o drop irá cair essa fração de uma polegada.

O objetivo do drop é distrair (abrir) o espaço intra-articular durante o ajustamento. Os drops auxiliam o impulso, minimizando a força requerida para o ajustamento. Podendo ou não ocorrer cavitação  (barulho) da articulação.

Técnica Graston

É uma técnica voltada diretamente para diagnosticar e tratar doenças músculos esqueléticas relacionada ao tecido conjuntivo. A técnica emprega um conjunto de seis ferramentas de aço inoxidável de forma e tamanho particular, a fim de detectar e resolver adesões nos músculos e tendões.

Vários exemplos do tratamento da técnica Graston foram testados com eficácia na área desportiva onde cicatrizes e contusões são comuns.

Arthrostim

O Arthrostim é uma ferramenta quiroprática, suave, mas poderosa para ajustar cada segmento da coluna vertebral, incluindo crianças, pessoas com osteoartrite, osteoporose e outras condições que tornam alguns tipos de ajustes da coluna vertebral inadequado.

Com a capacidade de introduzir uma freqüência de 12 impulsos por segundo, conhecida como “ritmo de baixa beta somatomotora”. Dessa forma ela reverbera através da articulação e dos tecidos mais distantes , que por sua vez libera os pontos de tensão muscular e move a vértebra ao seu devido alinhamento.

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato.
Fique a vontade para tirar suas dúvidas ou solicitar um agendamento.
*Campos obrigatórios.