Desde 1897
Apesar dos mais de 120 anos de Quiropraxia nos EUA, a profissão é relativamente nova no Brasil e por isso precisamos ter maior atenção ao procurarmos um profissional.
As primeiras faculdades de Quiropraxia surgiram no Brasil por volta do ano 2000, e de lá para cá, a profissão vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço. Conforme ganha fama, a Quiropraxia também sofre com um tipo de pirataria!
Profissionais que não cursaram a faculdade se aproveitam da lentidão das leis no país e se intitulam quiropraxistas sem o devido preparo acadêmico. Ainda é comum encontrar cursos de poucas horas que prometem a formação ou especialização em Quiropraxia.
Mas atenção! Não se deixe enganar, a Organização Mundial de Saúde determinou que para ser um quiropraxista é necessário cursar ensino superior de no mínimo 4.200 horas (por volta de 4 a 5 anos). Essa determinação conta com o apoio da Federação Mundial de Quiropraxia.
Faculdade de Quiropraxia
Na faculdade, é ensinada a base que todo profissional da área da saúde precisa, com anatomia, fisiologia, ética, procedimentos de primeiros socorros, etc. Além dessa base comum à todas profissões da saúde, a Quiropraxia conta com a grade específica para os procedimentos exclusivos da profissão e, no final, um estágio supervisionado de pelo menos 1000 horas, para somente depois poder atender os pacientes!
Mas por que a quiropraxia é tão importante na manutenção da nossa saúde?
As atividades diárias, os vícios posturais, os traumas, o mau posicionamento ao dormir e o estresse são alguns dos muitos fatores que contribuem para que nossas articulações sofram desalinhamentos e tenham sua amplitude de movimento restrita.
O desalinhamento das vértebras
O desalinhamento das vértebras – a que se dá o nome de Subluxação Vertebral (CID M99.1) – provoca interferências nos impulsos nervosos que passam pela medula espinhal e pelos nervos, comprometendo o equilíbrio do sistema nervoso e a integridade da função do organismo e da saúde em geral.
Muitas vezes convivemos com subluxações e, por não termos conhecimento, somente as descobrimos quando sentimos dor ou desenvolvemos degenerações, tais como hérnia de disco e osteófitos (bico de papagaio).
O tratamento
O tratamento com quiropraxia consta em localizar e realinhar essas articulações, normalmente por meio de ajustes manuais ou por instrumentos, aumentando a mobilidade articular, diminuindo a tensão muscular e a inflamação local, permitindo que os impulsos nervosos cheguem de maneira correta ao seu destino. A Quiropraxia não utiliza medicamentos ou qualquer procedimento invasivo.
Pessoas de todas as idades podem se beneficiar do tratamento, desde recém-nascido até pessoas de idade bastante avançada. O tratamento, entretanto, é adequado a cada paciente com o emprego de técnicas específicas para cada idade e condição com o objetivo de corrigir e prevenir problemas articulares.
Promover saúde em primeiro lugar
A quiropraxia enfatiza a importância de promover saúde em primeiro lugar, na tentativa de reduzir o risco de dor e doença, trabalhando com a prevenção e potencializando o rendimento do seu corpo. Deste modo, a quiropraxia pode ajudar pessoas saudáveis a manterem essa condição, e para aqueles que estão com dor, a quiropraxia oferece uma maneira única e precisa de proporcionar alivio, agindo diretamente na origem da dor. O alívio e a prevenção da dor são duas das razões que fazem a quiropraxia ser tão conhecida no mundo!
A Quirocamp
Na Quirocamp – Centro de Quiropraxia Campinas, somos criteriosos e contamos com uma equipe devidamente preparada! Todos nossos quiropraxistas possuem a devida formação acadêmica, atendendo aos requisitos da OMS, tanto para sua segurança como para manter a alta qualidade do atendimento.
Procure sempre por quiropraxistas formados em ensino superior, é a sua saúde que está em jogo!